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Docentes

Confira o nosso corpo de docentes!

A seguir, você poderá conhecer os Professores que contribuem(iram) com nossa qualidade, na condição de Dirigente, Conteudista, Ministrante, Responsável por Disciplina, Coordenador, Supervisor e Tutor. Todos eles, com formação e pós-graduação, e altamente experientes na respectiva área. A estes, e aos demais que em algum momento atuaram nesta instituição, nosso reconhecimento e gratidão!

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Assistente Social e Psicóloga, especialista no tema Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco, Enfrentamento a Violência Contra Crianças, psicologia Jurídica. Atuação em situações com foco no apoio às crianças em situações de risco. Integrante do núcleo CEDEPS Centro de Estudos e Projetos em Desenvolvimento Profissional. Participou de simpósios, com apresentação de textos que possuem como ponto estrutural os vértices: Filosofia, Psicanálise e Serviço Social.
Professora universitária [Comunicação e Expressão, Pensamento e Linguagem, Comunicação Organizacional, Linguagem Jurídica, Oratória e Metodologia, dentre outras], em graduação e pós-graduação. Professora de cursos para servidores públicos, por meio da Escola de Governo e em preparatórios para concursos. Autora e tutora em EaD.
Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração de Empresas (ênfase em Administração Estratégica, pesquisa em Empreendedorismo). É palestrante nas áreas de comunicação, oratória, comunicação para vendas e temas afins. Ministra cursos de Oratória e Media Training para grupos de executivos, profissionais liberais, gerentes e líderes preocupados em melhorar sua comunicação pessoal.
Mestrado em Jornalismo pela UFSC. pós-graduação em Gestão da Comunicação e especialização em EAD.
Graduação em Direito pela Universidade Paranaense com experiências sólidas e significativas na área de Direito.
Diretor do Departamento de Contabilidade da Prefeitura de Curitiba - Graduação em Ciências Contábeis - Pós-graduação em Administração Pública, Gestão Tributária e Administrativa - Mestrado em Ciências Contábeis e Controladoria - Professor de graduação e pós-graduação.
Servidor Público, Professor, Palestrante, atuante em Licitações e Compras Públicas há mais de 12 anos, Graduado em Engenharia de Produção.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2000) e em Direito (2007), ambos pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (2008) e em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Mestre em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Tem pesquisas nas áreas de Direito Urbanístico, Direito Civil (direitos reais) e Direito Processual (processo coletivo e do trabalho). Possui ainda experiência profissional nas áreas de Direito Urbanístico, Planejamento Urbano e Regional e Preservação do Patrimônio Cultural. Atualmente é procuradora do Município de Pinhais.
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Ciência Política, Gestão de Pessoas e Governança Estratégica. Sólida experiência em educação básica nos setores públicos e privados, atuando como professor, coordenador, diretor e consultor. Atuação significativa em atendimento e coordenação de cursos Ead voltados para a administração pública.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1986), Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UFPR ( 1996). Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná (2001) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná Unespar - Paranaguá. Coordenador do Programa Bom Negócio Paraná. Consultor nas áreas: Financeira, Gestão, Auditoria, Controladoria,Contabilidade. Planejamento Estratégico. Professor de Cursos de Graduação e Pós-Graduação Presencial e EAD. Palestrante com os seguintes temas: Sustentabilidade Empresarial - Visão Estratégica, Finanças Pessoais, Controladoria. Parecerista junto a diversas Instituições de Ensino. Menção Honrosa concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Membro do Comitê de Iniciação Cientifica. Membro do Núcleo de Pesquisa em Gestão da UEPG.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Direito Administrativo. Servidor do Tribunal de Justiça do Paraná, Assessor de Juiz Convocado em Segundo Grau – 5ª Câmara Cível – TJ/PR (Câmara de Direito Público), Professor da Escola de Governo do Estado do Paraná, Professor da Escola dos Servidores do Judiciário – ESEJE e Palestrante.
Formação em Gestão Pública com experiência em Cerimoniais para eventos, como Inaugurações Públicas, Recebimento de Autoridades, Convenções, Encontros Políticos, Seminários, Treinamentos, Congressos, etc - experiência em Produtos Financeiros e Mercado Financeiro, sólida experiência na Área Pública Municipal, com ênfase em Secretaria, Contabilidade Pública, Compras, Licitações, Recursos Humanos, Benefícios Previdenciários, Administração e Gestão Pública.
Publicitária com graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Especialista em Marketing Digital e em Comunicação Digital na Gestão Pública. Trabalhou em agências de publicidade e foi proprietária de agência. Atuou nas Secretarias de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná. Desde 2018, é presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, responsável pelos projetos de inovação de Curitiba com o movimento Vale do Pinhão. Também é presidente do Conselho Municipal de Inovação de Curitiba e presidente nacional do Fórum InovaCidades. Board Member. MasterClass Governança & Nova Economia certificada pelo Instituto Governança & Nova Economia. Palestrante. Professora.
Advogado, Empreendedor, Consultor Jurídico, Palestrante e Mentor de Negócios Públicos, com 23 anos de atuação em licitações, tendo já exercido o cargo de presidente de CPL e pregoeiro, bem como de assessor jurídico de Autarquia Federal.
Graduação em engenharia elétrica com habilitação em telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1976) e mestrado em Engenharia De Produção E Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Experiência profissional na área de gestão de projetos, gestão de processos, gestão de negócios, instrutora de treinamento técnico nas empresas. Na área acadêmica professora em universidades na área de sistemas de informação, gestão do conhecimento, tecnologia da informação, gestão de projetos e gestão de processos.
Doutorando em gestão urbana, Mestre em geografia, Especialista em gerenciamento de obras, Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, desde 2008 Analista de desenvolvimento municipal no serviço social autônomo do governo estadual PARANACIDADE, professor no ensino superior com vasta experiência no planejamento urbano.
Advogada, especialista em Direito do Trabalho, especialista em direito previdenciário e processual previdenciário aplicado, pós-graduada em direito previdenciário dos Servidores Públicos, professora de pós-graduação em Direito Previdenciário, membro da comissão de Direito Previdenciário da OAB/PR.
Advogada, Mestranda em Direito na Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Licitações Públicas e Contratos Administrativos (AVM/CERS). Bacharel em Direito (Universidade Cândido Mendes – UCAM), Professora e Assessora em Licitações e Contratos. Atualmente é Coordenadora Técnica do Setor de Licitações e Contratos do CONFERE e pregoeira, Membro da Comissão de Direito Administrativo (ABA/RJ).
Graduação em Direito com Especialização em Direito Administrativo e Excelência Na Gestão Pública.
Graduada em Fisioterapia e Tecnologia em Gestão Pública, Especialista em Fisiologia Humana, Especialista em Gestão Pública. Atuação profissional como Diretora, Consultora e Professora de licitações. Professora de Licitações na Administração Pública, treinou departamentos como Câmara Municipal de Maringá, Prefeitura Municipal de Mandaguaçu entre outros.
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2012) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2017). Psicóloga da Prefeitura Municipal de Araucária. Tem experiência nas áreas de saúde, saúde pública, psicologia hospitalar, e psicologia social.
Especialização em Gestão da Educação, já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação, Município de Chopinzinho, PR, Superintendente da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, PR, atualmente Membro efetivo do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná, Membro efetivo do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB - Paraná, Assessor da Educação da Associação dos Municípios do Paraná - AMP.
Graduação em Direito com Especialização em Gestão Pública Municipal, professora, palestrante e Procuradora Jurídica.
Doutoranda em Administração, mestre em desenvolvimento econômico, especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, MBA em Gestão do conhecimento na Educação Superior e Direito Tributário, graduada em Relações Internacionais com habilitação em administração. Coordenadora de cursos de administração da faculdade, e coordenadora dos cursos EAD de Administração e gestão Pública. Coordenadora do MBA em Liderança, Coaching e Gestão Empreendedora.
Contador e consultor. Formado em ciências contábeis, especialista em administração e contabilidade pública, especialista em controladoria interna, especialista em licitações e contratos administrativos, auditor independente voltado para a área pública Especialista em SIM – AM TCE –PR. Atua como contador e consultor apenas na área contábil pública.
Advogado, Professor Universitário, Consultor Jurídico, Palestrante, Pós-Graduado em Direito Constitucional, Gestão Pública e Docência no Ensino Superior, com 31 anos de atuação e mais de 1.200 temas abordados, sobre as áreas técnicas e estratégicas da Administração Pública.
Graduação em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior, Pós-Graduada em Gestão Financeira, Mestre em Gestão Urbana. Experiência na área de Administração e Gestão Pública com ênfase nas áreas de Planejamento, Projetos e Programas.
Advogada, Consultora, Professora e Palestrante. Experiência consolidada na área pública. Mestre em Planejamento e Governança Pública. Foi Procuradora do Município de Joinville, atuando na área de Licitações e Contratos. Professora de Direito Administrativo e de Contratos Administrativos na Universidade, Professora de Direito Administrativo, de Processo Administrativo, Controle da Administração Pública e do Núcleo de Prática Jurídica, Professora de Pós-Graduação em Gestão Pública.
Graduação em Eventos, especialização em Supervisão Escolar, Humanização ao Atendimento Público, A Arte de Falar Em Público, Como Administrar Conflitos Saúde do Adolescente, Saúde Vocal e Técnica vocal. Atuação profissional nas áreas de saúde e educação. Coordenadora de Projetos - Secretaria Municipal de Abastecimento Cerimonialista - Gabinete do Prefeito de Curitiba Relações Internacionais - Prefeitura Municipal de Curitiba Docente - Centro formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha Mestre de Cerimonias.
Engenheiro Civil, mestre em pavimentação asfáltica, especialista em Administração Pública, Especialista em Engenharia Econômica, Especialista em Obras Hídricas, Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, coordenador Da Região Metropolitana e Litoral.
Professora, graduada em Pedagogia e graduanda em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa). Com certificação em Direitos humanos, Ensinar com tecnologia, Innovative educator, Make whats next through collaboration, citizenship, and creative thinking, Formação de conteudistas para cursos virtuais, Formação de facilitadores de aprendizagem, Noções básicas para coordenar cursos on-line, Aulas remotas, Uso de liguagem simples e Desenho instrucional.
Advogada - Especialista em Direito Municipal - Pós-Graduada em Processo Civil - Especialista em Sistema Previdenciário - Procuradora de carreira do Município de Curitiba - Assessora previdenciária do IPMC.
Bacharel em Direito, especialista em Direito Público; Juiz de Direito titular no Estado do Paraná com atuação na Comarca de Sengés/PR, onde dirige em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná o Projeto Justiça sem Grades; Juiz Eleitoral do TRE/PR, tendo atuado como Auxiliar da Presidência do Tribunal na coordenação do processo de biometria do ano de 2017 no Estado do Paraná (Gestão Des. Xisto Pereira); Professor da Escola da Magistratura do Estado do Paraná no curso regular de Pós-graduação e nos preparatórios para concursos para a Magistratura e para Servidores nas disciplinas de Direito Administrativo e Prática de Sentença.
Mestre em Educação possui experiência na referida área com ênfase nas áreas de conhecimento: Currículos e Programas, Didática, Políticas Educacionais, Legislação Educacional, Ética na Formação do Professor, Metodologia Científica, Projetos e Monografia Jurídica, Metodologia do Ensino de História e Geografia, Avaliação e Programas, Gestão Escolar e Estrutura e Funcionamento. Coordenou o Núcleo de Monografias (TCC) Jurídicas do Centro Universitário Campos de Andrade, fez várias orientações e participou das Bancas Examinadoras do Curso de Direito.
Graduado em Administração Financeira, Pós-graduado em Administração Pública Municipal, Pós-graduado em Finanças Públicas, Pós-graduado em Processo Legislativo, Autor do Livro Orçamento Público, Normas e Procedimentos. Professor e Palestrante em vários cursos sobre Orçamento Público, Processo Legislativo, Processo Legislativo Orçamentário e Planejamento Orçamentário.
Graduação em Ciências Contábeis, especialização em Direito Público, especialização em Administração Pública Municipal. Consultor, Auditor, Escritor, Palestrante Especialista em Direito Público e Administração Pública.
Pregoeira na Prefeitura de Francisco Beltrão – PR desde 2013, atua no Departamento de Compras, Licitações e Contratos, chefe da Divisão de Pregão Eletrônico, Consultora do SEBRAE-PR, pós graduada em Direito Administrativo na Universidade Paranaense – UNIPAR. Atua como consultora e palestrante em Licitações com ênfase no Pregão Eletrônico desde 2016. Tem vasta experiência com a aplicação do pregão no âmbito municipal, com destaque para uma atividade docente, já tendo ministrado treinamentos sobre operação das Plataformas de Pregão eletrônico, em especial com o COMPRASNET para diversos órgãos de vários estados do Brasil.
Formada em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especializou-se em Ciências Políticas, Gestão Pública e Redação Oficial. Há 20 anos, atua como redatora oficial na Prefeitura de Curitiba. Consultora em Comunicação Escrita Oficial, ministra cursos para servidores públicos por intermédio do Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP. Elaborou o Manual de Comunicação Escrita Oficial da Prefeitura de Curitiba, ao lado da professora Beatriz de Castro da Cruz, coordenadora do Serviço de Telegramática.
Professor Universitário - Mestre em Direção e Administração - Autor do livro GESTÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO – Palestrante sobre Patrimônio Público – Atuou como presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Diretor Administrativo Fundação Cultural de Curitiba, e coordenador do curso de graduação em administração.
Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Mestre em Educação, Especialista em saúde pública, Pesquisadora, Professora Universitária, servidora pública, graduada em enfermagem, atuante na saúde pública.
Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Londrina-PR Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Servidor Público Federal desde novembro/1978 (DNER/DNIT). Foi chefe do Laboratório de Pavimentação da Superintendência Regional no Estado do Paraná. Professor universitário de graduação e Pós Graduação.
Experiência em Administração de Empresas Educacionais, atuando em Planejamento e Legislação Educacional, reestruturou diversas instituições de ensino, implantando sistemas modulares de ensino, implantando novas matrizes curriculares flexíveis modulares não seriadas, com forte concentração nas áreas de regulação de ensino. Elaborou Planos de Desenvolvimentismo Institucional e Planos Pedagógicos de Cursos. Tendo credenciado e autorizado novas IES e novos cursos. Na elaboração dos PPC foca formação por competências. Exerceu diversas posições executivas em instituições como: Anhembi Morumbi, Unisa, Unicsul, Unar,Fascepi, Faculdade Modelo, Faculdade São Brás entre outras Graduado em história pela PUC/SP (1988) e Mestre em História Social pela USP (1995) . Especialista em Direito Educacional pelo CEU-SP, Especialista em Gestão Empresarial e com atuação em Gestão Escolar). Especialista em Direito Educacional pelo CEU e Especialista em Negócios Empresariais Atuou como professor na Ibero Americana, Unisa, Unicsul, Uniban, Anhembi Morumbi e na Santa Rita de Cassia. Tem experiência na área de Administração de Ensino seja superior ou básico.
Membro do Ministério Público Estadual, especialista em Direito do Estado, Direito Civil e Processo Civil, atuante na Promotoria de Justiça das Comunidades, com larga experiência na defesa direta dos cidadãos, intermediando para sanar questões que têm impacto direto na vida das pessoas.
Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Financeiro, Legisprudência e Processo Legislativo. Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná.
Oficial graduado pela Academia Policial Militar do Guatupê, Bacharel em Ciências Jurídicas pela PUC/PR, foi Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, é o SubChefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná e Coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência do Paraná (PROERD/PR). Atua com segurança pública, polícia, crianças - assistência em instituições, desenvolvimento urbano e crianças abandonadas.
Atualmente exerce a função de Assistência em Projetos e Serviços de Planejamento e Gestão na Secretaria Municipal de Fazenda.
Mestre em Direito Constitucional, especialista em Direito Público, Eleitoral e Militar, Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB-PR, Professor Universitário, Servidor da Justiça Eleitoral, Autor das obras "Ação Rescisória no Direito Eleitoral", "Direito Eleitoral Internacional e Comunitário", Direito Eleitoral Militar", "Objeção de consciência: restrições aos direitos políticos", "Sentença no Direito Penal Militar: teoria e prática"; "Direito Eleitoral para Concursos"; "Direito Penal Militar para Concursos"; "Direito Processual Penal Militar para Concursos" e "Assédio Sexual na Relações de Trabalho".
Professora universitária, Doutora em Gestão Urbana, Mestre em Gestão Urbana, especialista em Treinamento e Recursos Humanos, especialista em Formação Básica em Dinâmica dos Grupos e Graduada em Serviço Social, com vasta experiência no setor público municipal.
Professora Dra. Schirlei Mari Freder, Doutora e Mestre em Gestão Urbana (PUCPR). Graduada em Administração (Faculdade Regional Santa Cruz - FARESC). Especialista em Gestão social e Desenvolvimento sustentável (Universidade Positivo - UP). Atualmente é Docente e Conteudista em ensino EAD; membro de grupos de pesquisa junto a UFPR e USP; Professora Convidada em cursos de especialização no ISAE/FGV e PUCPR. Diretora e Consultora na Creare Gestão Ltda, onde presta serviços na área de Políticas Públicas, Cidades Criativas, Inteligentes e Sustentáveis, Novas Economias e Administração. Possui experiência e desenvolve pesquisas vinculadas aos temas: Política Pública, Cidades, Políticas Culturais, Novas Economias, Desenvolvimento Territorial Sustentável e Sustentabilidade.
Doutorando em Gestão de Políticas Públicas, Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Especialista em Licitações e Contratos Públicos Municipais. Especialista em Processo Legislativo Municipal. Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua como Subprocurador Judicial e Administrativo no Poder Executivo Municipal. Professor de Teoria do Direito e Direito Constitucional na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É professor, palestrante e ministra cursos presenciais e in company para servidores públicos municipais na (UNIPÚBLICA). Acadêmico vitalício na Cadeira nº 33 da Academia Nacional de Letras, Artes e Ciência (ANACLA). Exerceu os cargos de Procurador-Geral, Assessor Jurídico I e Assessor Jurídico II no Poder Legislativo Municipal. Atuou como Presidente de Comissão de Licitações, Pregoeiro ad hoc, e membro de apoio à equipe do Pregão. Atuou como Presidente da Comissão de Direito Municipal na OAB.
Professor, contador, Especialista em Contabilidade, Administração Financeira e Docência no Ensino Superior, mestre em Contabilidade, Auditor Chefe de Prestação de Contas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de ciência política, como professora de ensino superior especializada na área de POLÍTICAS PÚBLICAS, coordenadora de curso presencial e EAD durante 15 anos, processo de reconhecimento de curso junto ao MEC, Programa de Desenvolvimento Institucional - PDI, Projeto Pedagógico, Planos de Ensino, Encaminhamentos para o Colegiado do Curso e para o CEPE, revisão dos programas e ementas do curso, atualização das ementas em relação ao mercado acadêmico nacional e internacional, realização da grade semestral/anual, aproveitamento de disciplina, orientação de trabalhos acadêmicos na graduação e pós-graduação, bancas de TCC, suporte aos docentes e discentes, manejo dos referencias de qualidade do MEC e da OAB, eventos acadêmicos, gestão de pessoas, palestras, produção de livros editoriais & pedagógicos e artigos.
Advogada pela PUC/PR e Administradora de Empresas pela FAE/PR; Pós graduada em recursos Humanos pela FAE/PR; Metodologia do Ensino Superior pela FESP/PR; Dinâmica dos Grupos pela SBDG; Mestre em Administração, com ênfase em Recursos Humanos pela universidade de Extremadura/Espanha; Servidora Pública do município de Curitiba/PR, onde atuou na Secretaria de recursos Humanos na qual foi Superintendente e no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba - IPMC, no qual exerceu a presidência. Atuou como membro do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social - CONAPREV e membro do Conselho de Regulação e Melhores Práticas- Programa de Certificação Continuada - ANBIMA; com Certificação CPA-10 e APIMEC. É vice-presidente - Região Sul pela ABIPEM e Conselheira Administrativa pela ANEPREM.