Unypos | Pós-Graduação

Projetos Pedagógicos

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC
Inscreva-se

Unypós

O Curso

O curso objetiva que o egresso tenha condições de compreender e dominar as teorias e práticas necessárias ao desenvolvimento pedagógico das mais diversas áreas presentes no cotidiano escolar. Visa reunir conhecimentos importantes do processo de ensino e aprendizagem como a práxis da avaliação, bem como as políticas públicas necessárias para a realização dos projetos e processos presentes no cotidiano de uma unidade escolar.

Introdução à EaD

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

Avaliação: Teórica e Prática

1) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
2) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
3) Tipos de avaliação da aprendizagem
4) Função da avaliação
5) Ensino, aprendizagem e avaliação
6) A concepção de fracasso escolar
7) Cultura avaliativa mediadora
8) Nova proposta de avaliação
9) Gestão escolar e avaliação
10) Projeto Político Pedagógico e avaliação
11) A avalização do Projeto Político Pedagógico
12) Registros e avaliação da aprendizagem
13) Instrumentos de avaliação
14) Tipos de instrumentos de avaliação
15) Prova prática
16) Projetos didáticos em sala de aula

Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos

1) Conceitos sobre currículo e sua trajetória históricas
2) Características e estruturas que envolvem um currículo de educação infantil
3) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação básica
4) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação profissional e ensino superior
5) Currículo
6) Diferentes tipos de currículo: diálogos e conflitos
7) Currículo em políticas públicas
8) Currículo como produção social e noções de currículo oculto
9) Seleção e organização dos conteúdos curriculares na escola
10) Currículo por competências
11) Itinerários formativos e flexibilidade curricular
12) Métricas e cargas horárias curriculares
13) Conceitos e definições de projetos pedagógicos
14) Estruturação de um projeto pedagógico curricular
15) Documentos acessórios do projeto pedagógico curricular
16) Tendências curriculares no Brasil

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) ProjetIdentificar importantes aspectos na construção de um projeto educacionalos educacionais

Organização e Legislação da Educação

1) Compreender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino
2) Analisar os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96
3) Identificar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino
4) Conhecer o Plano Nacional de Educação: Objetivos e Metas
5) Apresentar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil
6) Analisar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade
7) Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Média
8) Compreender sobre a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial
9) Compreender os conceitos, histórico e evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar
10) Analisar os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais
11) Observar a formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais
12) Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e municípios
13) Compreender a Educação em direitos humanos – Resolução nº 001/2012
14) Identificar o que é e o que não é educação em direitos humanos
15) Observar por que educar para direitos humanos e cidadania
16) Analisar novos marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva

Pensamento Científico

1) A origem do Pensamento Cientifica
2) O mito
3) A Filosofia Grega
4) O senso comum
5) O que Ciência?
6) A ciência no mundo moderno: os racionalistas
7) A ciência no mundo moderno: os empirista
8) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades
9) O que o método cientifico
10) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes
11) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico
12) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade
13) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários , o texto argumentativo
14) As Norma da Abnt

Políticas Públicas e Educação

1) Sistema educacional brasileiro - histórico
2) Sistema educacional brasileiro - conceitos
3) Sistema educacional brasileiro - características
4) Instâncias administrativas e organizacionais
5) Declaração Universal dos Direitos Humanos
6) Declaração da UNESCO/ONU sobre educação
7) Constituição da República Federativa do Brasil
8) Princípios e fins da educação nacional
9) Diretrizes e bases da educação
10) Plano Nacional de Educação
11) Diretrizes Nacionais para a Educação Básica
12) Financiamento da educação escolar
13) Fundo nacional de desenvolvimento da educação
14) Organização e financiamento da educação profissional de nível médio
15) Organização e financiamento do ensino superior

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 954,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 99,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 149,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 109,00 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ