Unyboss | Pós-Graduação

METODOLOGIA DO ENSINO DE CI

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 320h
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
Inscreva-se

Unyboss

O Curso

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Fisiologia Humana

a) Compreender o que é a fisiologia humana e quais os seus principais objetivos de estudo
b) Conhecer a composição das membranas plasmáticas das células e quais os tipos de transporte que ocorrem através dela
c) Entender como as células denominadas excitáveis comunicam-se através da geração de potenciais de ação e através das sinapses
d) Estudar os fenômenos que levam à contração das células musculares esqueléticas, cardíacas e lisas.
e) Organização morfofuncional do sistema nervoso
f) Características do sistema nervoso autônomo e sua relação com o sistema nervoso central .
g) Função dos sistemas sensoriais que compõem a divisão aferente do sistema nervoso
h) Fisiologia do sistema motor e como o corpo se movimenta
i) Compreender os mecanismos básicos sobre o funcionamento do sistema cardiovascular
j) Aprender de que maneira acontece a respiração e as demais funções atribuídas ao sistema respiratório
k) Entender quais mecanismos levam à filtração do sangue e produção de urina pelos rins
l) Aprender os processos que levam à formação da urina excretada do organismo
m) Compreendendo como funciona o sistema digestório
n) Aprendendo os principais mecanismos de funcionamento do sistema endócrino
o) Conhecendo as glândulas endócrinas e os hormônios do eixo hipotálamo-hipófise
p) Aprendendo as principais funções da glândula adrenal e do pâncreas endócrino

Genética Humana

a) Padrões de Genealogia Mendelianos
b) Genética de Populações
c) Estrutura dos Ácidos Nucleicos e Replicação do DNA
d) Genética e Evolução
e) Célula e Cromossomos
f) Mitose e Meiose
g) Variação no Número, na Estrutura dos Cromossomos e Anomalias
h) Herança Monogênica
i) Transcrição e Processamento de RNA
j) Tradução e Código Genético
k) Regulação da Expressão Gênica em Eucariotos
l) Erros Inatos do Metabolismo
m) Imunogenética e Grupos Sanguíneos
n) Genômica
o) Base Genética do Câncer
p) Terapia Gênica

Metodologia do Ensino de Ciências

a) A ciência e o seu método
b) O ensino de ciências e as questões educacionais
c) Diferentes concepções do ensino de ciências para as séries iniciais
d) O professor na investigação e ensino das ciências
e) Atividades práticas no ensino de ciências
f) Modalidades didáticas para o ensino de ciências
g) Materiais didáticos de ciências naturais
h) Propostas oficiais e alternativas para o ensino de ciências
i) Ensino de ciências naturais nas séries iniciais
j) Análise de materiais didáticos para o ensino de ciências
k) Requisitos para a produção de materiais didáticos
l) Atuação do professor frente a produção de materiais didáticos de ciências
m) Etnoconhecimento e a percepção sobre ciências
n) Conhecimento tradicional nos materiais didáticos
o) Professor frente ao conhecimento tradicional
p) Produção de conhecimento frente a reflexão

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,