Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Neurociência e Práticas Pedagógicas

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência nas Neuroeducação e práticas pedagógicas, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Processos Cognitivos e Aprendizagem

a) Linguagem e cognição
b) Processo de aprendizagem sob o foco cognitivo
c) Problemas de aprendizagem, avaliação e intervenção
d) Aspectos psicossociais e cognitivos
e) Atenção, percepção e memória
f) Emoção, conceitos e categorização
g) Resolução de problemas e linguagem
h) Processo escolar de ensino-aprendizagem
i) Abordagens comportamentalistas e cognitivistas
j) Abordagens humanista, empirista e inatista
k) Teoria da aprendizagem GESTALT
l) Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social
m) Processos, objetivos e domínios da aprendizagem
n) Aprendizagem versus representação
o) Avaliação nos processos de ensino-aprendizagem
p) Dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem

Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação

a) Compreender os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação;
b) Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar
c) Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares
d) Significar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação.
e) Apresentar e discutir as relações entre ciência e epistemologia
f) Conceituar e categorizar epistemologia
g) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
h) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas
i) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
j) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
k) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
l) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
m) Conhecer, conceituar e discutir a Teoria da Complexi-dade, uma consistente base epistemológica atual
n) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas;
o) Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação
p) Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo

Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem

a) Desenvolvimento motor
b) Desenvolvimento motor da criança
c) Reflexos infantis
d) Habilidades motoras rudimentares
e) "Crescimento e desenvolvimento motore crianças"
f) Locomoção
g) Equilibração e manipulação
h) "Problemas do desenvolvimento neuropsicomotor"
i) Habilidades especializadas
j) Combinação de movimentos
k) "Crescimento e desenvolvimento motor decrianças"
l) "Crescimento e desenvolvimento motor de adolescentes"
m) Aprendizagem mtora
n) Fatores intervenientes
o) Resultados da aprendizagem motora
p) Transferência de Aprendizagem (TA)

Psicologia da Aprendizagem

a) "Origem da psicologia – Influênciasfilosóficas"
b) Psicologia científica
c) Escolas psicológicas
d) Objeto de estudo da psicologia
e) Origem da psicopedagogia
f) Concepções teóricas
g) Psicopedagogia na prática
h) "Formas de atuação no mercado de trabalho"
i) Psiquismo humano
j) "Desenvolvimento do psiquismo"
k) "Processos e constituição do psiquismo humano"
l) "Pensamento e linguagem do desenvolvimento humano"
m) Teorias do desenvolvimento
n) Humanismo
o) Psicanálise
p) Aprendizagem na adolescência

Neurociência e as Praticas Pedagógicas: Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicadas a Neuroeducação

a) Estudo histórico da ludicidade
b) Aspectos históricos
c) Origens dos jogos e brincadeiras
d) "Jogos e brincadeiras
e) para os teóricos"
f) "O lúdico como prática cultural"
g) "O brincar em diversas culturas"
h) "O lúdico como fonte de compreensão do mundo"
i) O lúdico e o papel na educação
j) O jogo simbólico da criança
k) Brincar livre e brincar coordenado
l) "O papel da brincadeira na educaçãoinfantil"
m) "Jogos e brincadeiras adequados às faixasetárias"
n) Brincar com papéis de faz de conta
o) Aprender a ensinar pelo lúdico
p) "O cérebro e abrincadeira "
q) Tipos de jogos e brincadeiras lúdicas

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ