Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Psicopedagogia em Educação Especial

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Psicopedagogia em educação especial, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos

a) Conceitos sobre currículo e sua trajetória históricas
b) Características e estruturas que envolvem um currículo de educação infantil
c) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação básica
d) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação profissional e ensino superior.
e) Currículo
f) "Diferentes tipos de currículo: diálogos e conflitos"
g) "Currículo em políticas públicas"
h) "Currículo como produção social e noções de currículo oculto "
i) Seleção e organização dos conteúdos curriculares na escola
j) Currículo por competências
k) "Itinerários formativos e flexibilidade curricular"
l) Métricas e cargas horárias curriculares
m) "Conceitos e definições de projetos pedagógicos"
n) "Estruturação de um projeto pedagógico curricular"
o) "Documentos acessórios do projeto pedagógico curricular"
p) Tendências curriculares no Brasil

Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem

a) Desenvolvimento motor
b) Desenvolvimento motor da criança
c) Reflexos infantis
d) Habilidades motoras rudimentares
e) Crescimento e desenvolvimento motor e crianças
f) Locomoção
g) Equilibração e manipulação
h) Problemas do desenvolvimento neuropsicomotor
i) Habilidades especializadas
j) Combinação de movimentos
k) Crescimento e desenvolvimento motor de crianças
l) Crescimento e desenvolvimento motor de adolescentes
m) Aprendizagem motora
n) Fatores intervenientes
o) Resultados da aprendizagem motora
p) Transferência de Aprendizagem (TA)

Psicologia do Desenvolvimento

a) História da psicologiaOrigem da psicologia moderna
b) Objeto de estudo da psicologia
c) Escolas psicológicas
d) Evolução histórica da psicologia da educação
e) Concepções de psicologia da educação
f) Noções de psicopedagogia
g) Noções de neuropsicopedagogia
h) Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo
i) Processos mentais e a constituição do psiquismo humano
j) Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem
k) Distúrbios fisiológicos e o desenvolvimento da aprendizagem
l) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
m) Psiquismo da criança frente ao processo de aprendizagem
n) Psiquismo na adolescência e a aprendizagem
o) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta

Educação das Relações Étnico-Raciais

a) Explicando a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional
b) Reconhecendo o discurso pedagógico da diversidade
c) Entendendo a introdução a educação étnico-racial
d) Analisando os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais
e) Reconhecendo o contato com a realidade de outro: histórias, culturas e sociedades africanas (literatura, arte, língua e cultura africanas e afro-brasileiras) f) Definindo o outro: o negro na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições da matriz africana nas artes brasileiras e resistência negra no Brasil
g) Relembrando o contato com a realidade do outro: histórias, culturas e sociedades ameríndias e os diversos povos indígenas do Brasil: culturas indígenas no Brasil. (literatura, arte, língua e cultura indígenas brasileiras)
h) Nomeando o outro: os povos indígenas na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições dos povos indígenas nas artes brasileiras e resistência indígena no Brasil
i) Refletindo sobre a diversidade cultural e sobre o respeito às diferenças
j) Aplicando a diversidade cultural brasileira na prática docente
k) Desenvolvendo uma prática pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças
l) Avaliando a necessidade de repensar o papel do educador diante da diversidade cultural
m) Reconhecendo a escola como espaço privilegiado de encontro das diferenças
n) Desenvolvendo metodologia de ensino em educação das relações étnico-raciais
o) Produzindo uma educação voltada às relações étnico-raciais
p) Planejando currículo e práxis pedagógica voltados a diversidade cultural e étnico-racial: questões iniciais sobre currículo e práxis pedagógica

Libras

a) Educação inclusiva
b) História da educação de surdos no Brasil e no mundo.
c) Aspectos legais da Libras enquanto língua
d) Inclusão de pessoas surdas na escola regular
e) Oralismo, comunicação total e bilinguismo
f) Ensino-aprendizagem do aluno surdo
g) Língua brasileira de sinais - Libras
h) Alfabeto manual
i) Configurações das mãos (CM) na Libras
j) Pronomes e advérbios na Libras
k) Verbos na Libras
l) Classificadores na Libras
m) Saudações e apresentações na libras
n) Meses, dias da semana e estações do ano na Libras
o) Numerais e quantidades na Libras
p) Família e profissões na Libras

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ