Unyboss | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Psicopedagogia em Educação Especial

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 480h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos

a) Conceitos sobre currículo e sua trajetória históricas
b) Características e estruturas que envolvem um currículo de educação infantil
c) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação básica
d) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação profissional e ensino superior.
e) Currículo
f) "Diferentes tipos de currículo: diálogos e conflitos"
g) "Currículo em políticas públicas"
h) "Currículo como produção social e noções de currículo oculto "
i) Seleção e organização dos conteúdos curriculares na escola
j) Currículo por competências
k) "Itinerários formativos e flexibilidade curricular"
l) Métricas e cargas horárias curriculares
m) "Conceitos e definições de projetos pedagógicos"
n) "Estruturação de um projeto pedagógico curricular"
o) "Documentos acessórios do projeto pedagógico curricular"
p) Tendências curriculares no Brasil

Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem

a) Desenvolvimento motor
b) Desenvolvimento motor da criança
c) Reflexos infantis
d) Habilidades motoras rudimentares
e) Crescimento e desenvolvimento motor e crianças
f) Locomoção
g) Equilibração e manipulação
h) Problemas do desenvolvimento neuropsicomotor
i) Habilidades especializadas
j) Combinação de movimentos
k) Crescimento e desenvolvimento motor de crianças
l) Crescimento e desenvolvimento motor de adolescentes
m) Aprendizagem motora
n) Fatores intervenientes
o) Resultados da aprendizagem motora
p) Transferência de Aprendizagem (TA)

Psicologia do Desenvolvimento

a) História da psicologiaOrigem da psicologia moderna
b) Objeto de estudo da psicologia
c) Escolas psicológicas
d) Evolução histórica da psicologia da educação
e) Concepções de psicologia da educação
f) Noções de psicopedagogia
g) Noções de neuropsicopedagogia
h) Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo
i) Processos mentais e a constituição do psiquismo humano
j) Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem
k) Distúrbios fisiológicos e o desenvolvimento da aprendizagem
l) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
m) Psiquismo da criança frente ao processo de aprendizagem
n) Psiquismo na adolescência e a aprendizagem
o) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta

Educação das Relações Étnico-Raciais

a) Explicando a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional
b) Reconhecendo o discurso pedagógico da diversidade
c) Entendendo a introdução a educação étnico-racial
d) Analisando os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais
e) Reconhecendo o contato com a realidade de outro: histórias, culturas e sociedades africanas (literatura, arte, língua e cultura africanas e afro-brasileiras) f) Definindo o outro: o negro na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições da matriz africana nas artes brasileiras e resistência negra no Brasil
g) Relembrando o contato com a realidade do outro: histórias, culturas e sociedades ameríndias e os diversos povos indígenas do Brasil: culturas indígenas no Brasil. (literatura, arte, língua e cultura indígenas brasileiras)
h) Nomeando o outro: os povos indígenas na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições dos povos indígenas nas artes brasileiras e resistência indígena no Brasil
i) Refletindo sobre a diversidade cultural e sobre o respeito às diferenças
j) Aplicando a diversidade cultural brasileira na prática docente
k) Desenvolvendo uma prática pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças
l) Avaliando a necessidade de repensar o papel do educador diante da diversidade cultural
m) Reconhecendo a escola como espaço privilegiado de encontro das diferenças
n) Desenvolvendo metodologia de ensino em educação das relações étnico-raciais
o) Produzindo uma educação voltada às relações étnico-raciais
p) Planejando currículo e práxis pedagógica voltados a diversidade cultural e étnico-racial: questões iniciais sobre currículo e práxis pedagógica

Libras

a) Educação inclusiva
b) História da educação de surdos no Brasil e no mundo.
c) Aspectos legais da Libras enquanto língua
d) Inclusão de pessoas surdas na escola regular
e) Oralismo, comunicação total e bilinguismo
f) Ensino-aprendizagem do aluno surdo
g) Língua brasileira de sinais - Libras
h) Alfabeto manual
i) Configurações das mãos (CM) na Libras
j) Pronomes e advérbios na Libras
k) Verbos na Libras
l) Classificadores na Libras
m) Saudações e apresentações na libras
n) Meses, dias da semana e estações do ano na Libras
o) Numerais e quantidades na Libras
p) Família e profissões na Libras

Unyboss

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image

Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image

Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image

Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares.

Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image

Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

Responsive image

Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,