Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Tecnologias Educacionais

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Tecnologias educacionais, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Metodologias Ativas

a) Neurociência aplicada à prática pedagógica
b) Mudanças de paradigmas da educação
c) Aprendizagem significativa
d) Conceitos e tipos de aprendizagem
e) Conceitos fundamentais e teorias sobre metodologia ativa
f) As metodologias ativas de aprendizagem
g) ABP(Aprendizagem Baseada em Problemas)
h) Aprendizagem baseada em equipes- TBL
i) Aprendizagem por mapas conceituais
j) Sala de aula por estação
k) Cultura maker: educação mão na massa
l) Games educativos: o jogo do aprender
m) Papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem autorrregulada pelo estudante
n) Contrato pedagógico
o) Zona de desenvolvimento proximal
p) Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua

Educação à Distância e Novas Modalidades de Ensino

a) Conceitos de EaD b) Tecnologias de Informação e Comunicação em EaD c) Histórico da modalidade a distância EaD d) Tecnologia e tecnociência e) A era da informação e do conhecimento f) Origem e significado da expressão sociedade em rede g) A evolução dos meios de comunicação h) Cibercultura i) Os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação j) NTIC e a formação docente k) Ambientes Virtuais de Aprendizagem l) A web como ambiente de aprendizagem m) E-Learning, Blended learning, Mobile learning n) Sistemas e aplicativos para produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdos o) Gamificação e simuladores: estímulo ao pensamento lógico, reflexivo e criativo

Educação e Tecnologias

a) As tecnologias de informação e comunicação e a educação
b) Tecnologias e a mediação escolar
c) A hipermídia, a educação e a psicologia da aprendizagem
d) A influência da televisão nos processos escolares
e) As tecnologias de informação e comunicação e a sociedade
f) As tecnologias livres
g) As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea
h) As novas tecnologias de informação e comunicação e os impactos na atualidade
i) Gamificação na educação
j) A aprendizagem pela gamificação
k) Os aplicativos no ensino
l) As metodologias de design de jogos educacionais
m) A metodologia ativa
n) O ensino híbrido e sala invertida
o) O ensino por projetos e estudo de caso
p) A neuroeducação

Neuroeducação e Tecnologias Educacionais

a) Sobre Neuroeducação: surgimento e relevância
b) Tópicos, fundamentos e princípios da Neuroeducação
c) Os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente
d) Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia
e) Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes
f) A estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidade
g) Visão interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da prática pedagógica
h) Raciocínio crítico para avaliarem trabalhos de pesquisa na área de ensino/aprendizagem
i) Neuroeducação, como território de pesquisa multidisciplinar e dinâmica, sobre os desafios que fazem parte dos processos formais e informais do ensino-aprendizagem
j) O que são as Ciências Cognitiva
k) As Ciências Cognitivas como área multidisciplinaridade de pesquisa, em direção ao conjunto as áreas de Comunicação e Ciências da Informação, e a estruturação de Framework teórico capaz de dar suporte à pesquisa e à produção de tecnologias educacionais eficientes e eficazes
l) Como as Ciências cognitivas viabilizam as intenções pedagógicas do professor, de forma orgânica e ergonômica aos processos cognitivos de cada aluno
m) Produção de tecnologia educacional com fundamentos neuroeducativo
n) Design instrucional e neurociência e tomadas de decisão ao longo do processo de produção de tecnologias educacionais e como impactam positiva ou negativamente sobre a atenção, a apreensão do conteúdo, a memória de curta/longa duração, a consolidação, a evocação, a motivação, o raciocínio dos aprendentes
o) Como - e quanto - a capacidade ampliada (ou não) do professor pode interferir para vencer as resistências dos alunos para que aprendam a pensar de acordo com os raciocínios característicos de cada disciplina/profissão/área do conhecimento?
p) Quais os limites éticos em que a tecnologia cognitiva pode ser considerada um apoio cognitivo (softwares educacionais, próteses baseadas em chips para necessidades especiais, etc.)

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ