Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Processos Cognitivos e Aprendizagem

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Processos cognitivos e aprendizagem, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Neuroeducação e Tecnologias Educacionais

a) Sobre Neuroeducação: surgimento e relevância
b) Tópicos, fundamentos e princípios da Neuroeducação
c) Os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente
d) Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia
e) Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes
f) A estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidade
g) Visão interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da prática pedagógica
h) Raciocínio crítico para avaliarem trabalhos de pesquisa na área de ensino/aprendizagem
i) Neuroeducação, como território de pesquisa multidisciplinar e dinâmica, sobre os desafios que fazem parte dos processos formais e informais do ensino-aprendizagem
j) O que são as Ciências Cognitiva
k) As Ciências Cognitivas como área multidisciplinaridade de pesquisa, em direção ao conjunto as áreas de Comunicação e Ciências da Informação, e a estruturação de Framework teórico capaz de dar suporte à pesquisa e à produção de tecnologias educacionais eficientes e eficazes
l) Como as Ciências cognitivas viabilizam as intenções pedagógicas do professor, de forma orgânica e ergonômica aos processos cognitivos de cada aluno
m) Produção de tecnologia educacional com fundamentos neuroeducativo
n) Design instrucional e neurociência e tomadas de decisão ao longo do processo de produção de tecnologias educacionais e como impactam positiva ou negativamente sobre a atenção, a apreensão do conteúdo, a memória de curta/longa duração, a consolidação, a evocação, a motivação, o raciocínio dos aprendentes
o) Como - e quanto - a capacidade ampliada (ou não) do professor pode interferir para vencer as resistências dos alunos para que aprendam a pensar de acordo com os raciocínios característicos de cada disciplina/profissão/área do conhecimento?
p) Quais os limites éticos em que a tecnologia cognitiva pode ser considerada um apoio cognitivo (softwares educacionais, próteses baseadas em chips para necessidades especiais, etc.)

Psicologia da Aprendizagem

a) Origem da psicologia – Influências filosóficas
b) Psicologia científica
c) Escolas psicológicas
d) Objeto de estudo da psicologia
e) Origem da psicopedagogia
f) Concepções teóricas
g) Psicopedagogia na prática
h) Formas de atuação no mercado de trabalho
i) Psiquismo humano
j) Desenvolvimento do psiquismo
k) Processos e constituição do psiquismo humano
l) Pensamento e linguagem do desenvolvimento humano
m) Teorias do desenvolvimento
n) Humanismo
o) Psicanálise
p) Aprendizagem na adolescência

Psicologia do Desenvolvimento

a) História da psicologiaOrigem da psicologia moderna
b) Objeto de estudo da psicologia
c) Escolas psicológicas
d) Evolução histórica da psicologia da educação
e) Concepções de psicologia da educação
f) Noções de psicopedagogia
g) Noções de neuropsicopedagogia
h) Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo
i) Processos mentais e a constituição do psiquismo humano
j) Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem
k) Distúrbios fisiológicos e o desenvolvimento da aprendizagem
l) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
m) Psiquismo da criança frente ao processo de aprendizagem
n) Psiquismo na adolescência e a aprendizagem
o) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta

Processos Cognitivos e Aprendizagem

a) Linguagem e cognição
b) Processo de aprendizagem sob o foco cognitivo
c) Problemas de aprendizagem, avaliação e intervenção
d) Aspectos psicossociais e cognitivos
e) Atenção, percepção e memória
f) Emoção, conceitos e categorização
g) Resolução de problemas e linguagem
h) Processo escolar de ensino-aprendizagem
i) Abordagens comportamentalistas e cognitivistas
j) Abordagens humanista, empirista e inatista
k) Teoria da aprendizagem GESTALT
l) Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social
m) Processos, objetivos e domínios da aprendizagem
n) Aprendizagem versus representação
o) Avaliação nos processos de ensino-aprendizagem
p) Dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ