Unypos | Pós-Graduação

Metodologias Ativas

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC
Inscreva-se

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Metodologias ativas, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Didática

a) Conceitualização e características da didática
b) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
c) Grandes educadores e a didática
d) Educação: definições e processos
e) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
f) Tendências pedagógicas na educação
g) Conteúdos operacionais da didática
h) Componentes do processo ensino-aprendizagem
i) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
j) Principais teorias da aprendizagem no ensino
k) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
l) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
m) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
n) Conteúdos escolares e de aprendizagem
o) Seleção e organização dos conteúdos
p) Técnicas de ensino-aprendizagem
q) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
r) Avaliação
s) Entender a importância da avaliação na educação
t) Planejamento educacional: tipos de planos
u) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
v) Projetar Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional os educacionais

Educação e Tecnologias

a) As tecnologias de informação e comunicação e a educação
b) Tecnologias e a mediação escolar
c) A hipermídia, a educação e a psicologia da aprendizagem
d) A influência da televisão nos processos escolares
e) As tecnologias de informação e comunicação e a sociedade
f) As tecnologias livres
g) As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea
h) As novas tecnologias de informação e comunicação e os impactos na atualidade
i) Gamificação na educação
j) A aprendizagem pela gamificação
k) Os aplicativos no ensino
l) As metodologias de design de jogos educacionais
m) A metodologia ativa
n) O ensino híbrido e sala invertida
o) O ensino por projetos e estudo de caso
p) A neuroeducação

Educação à Distância e Novas Modalidades de Ensino

a) Conceitos de EaD b) Tecnologias de Informação e Comunicação em EaD c) Histórico da modalidade a distância EaD d) Tecnologia e tecnociência e) A era da informação e do conhecimento f) Origem e significado da expressão sociedade em rede g) A evolução dos meios de comunicação h) Cibercultura i) Os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação j) NTIC e a formação docente k) Ambientes Virtuais de Aprendizagem l) A web como ambiente de aprendizagem m) E-Learning, Blended learning, Mobile learning n) Sistemas e aplicativos para produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdos o) Gamificação e simuladores: estímulo ao pensamento lógico, reflexivo e criativo

Metodologias Ativas

a) Neurociência aplicada à prática pedagógica
b) Mudanças de paradigmas da educação
c) Aprendizagem significativa
d) Conceitos e tipos de aprendizagem
e) Conceitos fundamentais e teorias sobre metodologia ativa
f) As metodologias ativas de aprendizagem
g) ABP(Aprendizagem Baseada em Problemas)
h) Aprendizagem baseada em equipes- TBL
i) Aprendizagem por mapas conceituais
j) Sala de aula por estação
k) Cultura maker: educação mão na massa
l) Games educativos: o jogo do aprender
m) Papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem autorrregulada pelo estudante
n) Contrato pedagógico
o) Zona de desenvolvimento proximal
p) Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 954,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 99,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 149,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 109,00 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ