Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Metodologia do ensino da língua portuguesa, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Sintaxe do Português

a) A Dupla Articulação da Linguagem
b) Fonema, Gramática e Léxico
c) Sintaxe e Gramática
d) Da Abordagem Estrutural à Sintaxe Gerativa
e) O Gerativismo de Chomsky
f) O Estudo do Verbo
g) Os Constituintes Frasais
h) Termos Acessórios da Oração
i) Regência Verbal
j) As Classes Gramaticais e a Estrutura Sintagmática de uma Oração
k) Desvendando a Frase, Oração e Período
l) Frase, Oração e Período
m) Termos de uma Oração
n) Tópicos Especiais em Sintaxe

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

a) Compreendendo os fundamentos epistemológicos, históricos e metodológicos
b) Refletindo sobre o aprender e o ensinar na escola
c) Analisando os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas em língua portuguesa
d) Processo de avaliação de aprendizagem para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
e) Analisando o funcionamento da fala e da leitura
f) Compreendendo os fenômenos da variação linguística e os processos da fonologia
g) Reconhecendo as características dos diferentes tipos de leitura
h) Demonstrando o funcionamento da leitura na escola
i) Compreendendo como funciona a escrita
j) Reconhecendo a prática da produção textual pelas crianças
k) Analisando a produção de textos na escola
l) Reconhecendo a interferência da tecnologia no desenvolvimento da escrita
m) Compreendendo as conexões da Língua Portuguesa com outras áreas de conhecimento
n) Analisando o papel dos jogos e das brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa
o) Reconhecendo o papel da tecnologia em prol do ensino de Língua Portuguesa
p) Verificando os desafios e as tendências do ensino de Língua Portuguesa

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04 ou 06 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 08x R$ 267,00 – Duração de 04 ou 06 meses
Boleto - 12x R$ 197,75 - Duração de 06 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ