Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Metodologia do Ensino de História

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Metodologia do ensino de história, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Psicologia da Aprendizagem

a) Origem da psicologia – Influências filosóficas
b) Psicologia científica
c) Escolas psicológicas
d) Objeto de estudo da psicologia
e) Origem da psicopedagogia
f) Concepções teóricas
g) Psicopedagogia na prática
h) Formas de atuação no mercado de trabalho
i) Psiquismo humano
j) Desenvolvimento do psiquismo
k) Processos e constituição do psiquismo humano
l) Pensamento e linguagem do desenvolvimento humano
m) Teorias do desenvolvimento
n) Humanismo
o) Psicanálise
p) Aprendizagem na adolescência

Aspectos Sócio Antropológicos

a) Compreendendo as diferenças entre o senso comum e o conhecimento científico
b) As ciências sociais
c) A História da Sociologia
d) O Surgimento da Sociologia Educacional
e) Antropologia e seu campo de estudo
f) Etnocentrismo
g) Relativismo cultural
h) Antropologia educacional
i) A Sociologia e a Antropologia como Ciências Sociais
j) Aspectos Conceituais da Sociologia e da Antropologia
k) Pressupostos teóricos clássicos da Sociologia e da Antropologia
l) A Sociologia e a Antropologia contemporânea
m) As teorias antropológicas contemporâneas – o funcionalismo
n) Compreender o conceito de função social em sua origem e aplicação
o) Aplicar o conceito de função social à escola, como finalidade
p) Identificar e solucionar problemas relacionados à prática pedagógica
q) Proceder com eficiência o trabalho avaliativo considerando a questão da afetividade

Metodologia do Ensino de História

a) O saber histórico e o saber histórico escolar: limites e possibilidades na prática pedagógica
b) O ensino de história em discussão: os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história
c) As categorias históricas no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem interdisciplinar
d) Amarrando as pontas: refletindo sobre a prática docente e as exigências
e) Organização dos conteúdos de História: os aspectos socioculturais e sua influência na prática docente
f) Novas linguagens no ensino de História: ressignificando os saberes escolares
g) A avaliação como processo reconstrução do conhecimento: abordagens e perspectivas
h) Refletindo sobre prática docente: teoria e prática na trincheira pedagógica
i) Livros Didáticos De História Para As Séries Iniciais Do Ensino Fundamental: Entre Propostas Estimulantes e Abordagens Tradicionais
j) Identificando e diferenciando os diversos tipos de material didático
k) O livro didático entre propostas tradicionais e inovadoras no século XXI
l) Elaborando seu próprios materiais
m) Formação do professor de história
n) Avaliação no ensino de História
o) A pesquisa no ensino de história
p) Teorias e metodologias inovadoras no ensino de história

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ