Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Metodologia do Ensino de Ciências

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Metodologia do ensino de ciências, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Fisiologia Humana

a) Compreender o que é a fisiologia humana e quais os seus principais objetivos de estudo
b) Conhecer a composição das membranas plasmáticas das células e quais os tipos de transporte que ocorrem através dela
c) Entender como as células denominadas excitáveis comunicam-se através da geração de potenciais de ação e através das sinapses
d) Estudar os fenômenos que levam à contração das células musculares esqueléticas, cardíacas e lisas.
e) Organização morfofuncional do sistema nervoso
f) Características do sistema nervoso autônomo e sua relação com o sistema nervoso central .
g) Função dos sistemas sensoriais que compõem a divisão aferente do sistema nervoso
h) Fisiologia do sistema motor e como o corpo se movimenta
i) Compreender os mecanismos básicos sobre o funcionamento do sistema cardiovascular
j) Aprender de que maneira acontece a respiração e as demais funções atribuídas ao sistema respiratório
k) Entender quais mecanismos levam à filtração do sangue e produção de urina pelos rins
l) Aprender os processos que levam à formação da urina excretada do organismo
m) Compreendendo como funciona o sistema digestório
n) Aprendendo os principais mecanismos de funcionamento do sistema endócrino
o) Conhecendo as glândulas endócrinas e os hormônios do eixo hipotálamo-hipófise
p) Aprendendo as principais funções da glândula adrenal e do pâncreas endócrino

Genética Humana

a) Padrões de Genealogia Mendelianos
b) Genética de Populações
c) Estrutura dos Ácidos Nucleicos e Replicação do DNA
d) Genética e Evolução
e) Célula e Cromossomos
f) Mitose e Meiose
g) Variação no Número, na Estrutura dos Cromossomos e Anomalias
h) Herança Monogênica
i) Transcrição e Processamento de RNA
j) Tradução e Código Genético
k) Regulação da Expressão Gênica em Eucariotos
l) Erros Inatos do Metabolismo
m) Imunogenética e Grupos Sanguíneos
n) Genômica
o) Base Genética do Câncer
p) Terapia Gênica

Metodologia do Ensino de Ciências

a) A ciência e o seu método
b) O ensino de ciências e as questões educacionais
c) Diferentes concepções do ensino de ciências para as séries iniciais
d) O professor na investigação e ensino das ciências
e) Atividades práticas no ensino de ciências
f) Modalidades didáticas para o ensino de ciências
g) Materiais didáticos de ciências naturais
h) Propostas oficiais e alternativas para o ensino de ciências
i) Ensino de ciências naturais nas séries iniciais
j) Análise de materiais didáticos para o ensino de ciências
k) Requisitos para a produção de materiais didáticos
l) Atuação do professor frente a produção de materiais didáticos de ciências
m) Etnoconhecimento e a percepção sobre ciências
n) Conhecimento tradicional nos materiais didáticos
o) Professor frente ao conhecimento tradicional
p) Produção de conhecimento frente a reflexão

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ