Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Filosofia e Teoria do Conhecimento

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Filosofia e Teoria do Conhecimento, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Aspectos Sócio Antropológicos

a) Compreendendo as diferenças entre o senso comum e o conhecimento científico
b) As ciências sociais
c) A História da Sociologia
d) O Surgimento da Sociologia Educacional
e) Antropologia e seu campo de estudo
f) Etnocentrismo
g) Relativismo cultural
h) Antropologia educacional
i) A Sociologia e a Antropologia como Ciências Sociais
j) Aspectos Conceituais da Sociologia e da Antropologia
k) Pressupostos teóricos clássicos da Sociologia e da Antropologia
l) A Sociologia e a Antropologia contemporânea
m) As teorias antropológicas contemporâneas – o funcionalismo
n) Compreender o conceito de função social em sua origem e aplicação
o) Aplicar o conceito de função social à escola, como finalidade
p) Identificar e solucionar problemas relacionados à prática pedagógica
q) Proceder com eficiência o trabalho avaliativo considerando a questão da afetividade

Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação

a) Compreender os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação
b) Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar
c) Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares Significar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação
d) Apresentar e discutir as relações entre ciência e epistemologia
e) Conceituar e categorizar epistemologia
f) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
g) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas
h) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
i) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
j) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
k) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
l) Conhecer, conceituar e discutir a Teoria da Complexi-dade, uma consistente base epistemológica atual
m) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
n) Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação
o) Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo

Educação Popular

a) Conceito e histórico da educação popular
b) O saber surge e circula
c) Terminologia popular
d) Educação popular hoje
e) Senso comum e a construção científica da educação popular
f) Competências e virtudes dos educadores
g) Metodologias na educação popular
h) Conceito de comunidade
i) Projetos multidisciplinares e a educação popular
j) Etapas e objetivos dos projetos multidisciplinares
k) Percepção dos educadores
l) Avaliação na perspectiva da educação popular
m) O papel da educação junto aos setores populares
n) Superação de barreiras escolares e a educação popular
o) Desafios da educação popular atualmente
p) Tendências da educação popular no cenário político-social brasileiro

Sociologia e Ética Profissional

a) A construção do campo da Sociologia
b) Conceitos básicos e conhecimentos em Sociologia
c) Percurso de ética sociológica e atribuições práticas
d) Sociologia no campo científico relacionada ao contexto prático
e) Positivismo de Augusto Comte e o crescimento moral
f) O materialismo de Karl Marx e os rumos do desenvolvimento
g) Os impactos concretos do funcionalismo de Émile Durkheim
h) Weber e ação social na prática
i) O design da sociedade
j) Organização e mudança social
k) Dimensões da sociedade
l) Pré-capitalismo e capitalismo
m) Trabalho e sociedade
n) Ética e sociedade
o) A ética empresarial e a pós-modernidade
p) Relações entre a ética e as profissões: contexto empresarial e profissional

Filosofia da Educação

a) Compreensão do conceito e das origens da Filosofia
b) Identificação do conhecimento mítico e filosófico
c) Conhecimento das bases teóricas que fundamentam a história da filosofia da educação
d) Classificação e descrição da tipologia do conhecimento
e) Filosofia e pensamento educacional na modernidade
f) Leitura e recortes acerca de educação e filósofos da modernidade
g) Tendências e correntes filosóficas: contexto histórico e pressupostos
h) Correntes filosóficas: abordagens e suposições
i) Filosofia e Tendências Pedagógicas da Prática Escolar
j) Tendência Liberal
k) Tendência Progressista
l) Tendência Progressista Libertária
m) Concepções e contribuições da Filosofia da Educação
n) Filosofia da educação e formação docente
o) Filosofia da Educação e educação brasileira
p) Filosofia da educação, contemporaneidade e subjetividade

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

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Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ