Unypos | Pós-Graduação

Pós-Graduação

Ensino da Língua Portuguesa com Ênfase em Linguística

  • 100% online
  • Duração de 04, 06 a 12 meses
  • Carga horaria 380h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por videoaulas, mapas estruturais, apostilas em PDF, slides e rotas de aprendizagem por competências.
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o termino de sua Pós-Graduação
  • Registrado pelo MEC

Unypós

O Curso

Com esse curso, o egresso estará apto a atuar com competência em Ensino Da Língua Portuguesa com Ênfase em Linguística, realizando com maior facilidade e segurança as relevantes tarefas que lhes sejam afetas na profissão, além de pontuar para progressão em sua carreira, pelo conhecimento adquirido. Ou, caso pretenda, participar com chances nos concursos públicos ou seleções de vínculos para a área e/ou outras correlatas.

Introdução à EaD

a) Concepções e legislação em EaD.
b) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.
c) Ferramentas para navegação e busca na Internet.
d) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Pensamento Científico

a) A origem do Pensamento Científico;
b) O mito;
c) A Filosofia Grega;
d) O senso comum;
e) O que Ciência?;
f) A ciência no mundo moderno: os racionalistas;
g) A ciência no mundo moderno: os empiristas;
h) As Ciências no mundo Contemporâneo: o surgimento das especificidades;
i) O que o método cientifico;
j) Os diferentes métodos científicos por áreas de saberes;
k) O tema, o problema, a hipótese a metodologia como montar um projeto cientifico;
l) No mundo do Fake News como o método cientifico é importante para analisar a realidade;
m) A escrita de um projeto cientifico cuidados necessários, o texto argumentativo;
n) As Norma da Abnt.

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Linguística Básica

a) Breve percurso histórico da linguística
b) Principais teorias linguísticas
c) Definição e o objeto da linguística
d) A linguística e as áreas de investigação e pesquisa
e) As dicotomias saussureanas
f) Signo linguístico, significante e significado
g) Língua e fala
h) Diacronia e sincronia
i) Sintagma e paradigma
j) Dupla articulação da linguagem
k) Relação entre a gramática e a linguística
l) Abordagem da gramática tradicional nos estudos linguísticos
m) Compreender a relação entre língua, cultura e sociedade
n) Compreender sobre o conceito de variantes culta e variante padrão do português brasileiro
o) Discutir o processo de oficialização de uma língua
p) Refletir sobre as atitudes e preconceitos linguísticos e seus desdobramentos na sociedade brasileira

Linguística Avançada

a) Compreendendo a Relação Entre Linguagem e Mente
b) Analisando Aspectos Cognitivos das Práticas de Sala de Aula
c) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados a Dificuldades de Aprendizagem
d) Planejando Aulas com Base nos Estudos Cognitivos
e) Compreendendo como Funciona a Aquisição de Linguagem
f) Aplicando Conceitos de Aquisição ao Ensino de Línguas
g) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados à Aquisição de Línguas Estrangeiras
h) Planejando Aulas para Programas de Ensino Bilíngue
i) Compreendendo Aquisição de Linguagem
j) Refletindo a Teoria na Prática
k) Identificando e Solucionando Problemas de Aquisição de LE
l) Executando a Hipótese de Insumo (INPUT)
m) Compreendendo os Níveis, Variações e Variedades da Linguagem
n) Aplicando os Conceitos de Norma Formal e Norma Informal
o) Identificando e Solucionando Problemas de Linguagem
p) Procedimentos de Desmistificação das Palavras

Linguística Aplicada ao Ensino de Português

a) Conhecendo o campo teórico da linguística aplicada – parte I
b) Conhecendo o campo teórico da linguística aplicada – parte II
c) Analisando as concepções de leitura
d) Refletindo sobre práticas de ensino e de avaliação da leitura
e) Estudando as concepções de escrita
f) Aplicando as técnicas redação e produção de texto: algumas orientações
g) Conhecendo práticas de ensino de escrita relacionadas ao ensino de língua portuguesa
h) Avaliando produções textuais
i) Conceituando letramento
j) Compreendendo o letramento como prática social
k) Identificando práticas de ensino embasadas no letramento
l) Diferenciando letramento e letramento literário
m) Conceituando gramática
n) Entendendo o processo de aquisição de linguagem
o) Planejando práticas de ensino e avaliação de gramática
p) Relacionando linguística aplicada e ensino de língua portuguesa

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Unypós

Valores

Especialização 380 Horas

De R$ 3.816,00 Por:
À Vista R$ 1.717,20 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
No Cartão de Crédito – 12x R$ 159,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 08x R$ 267,00 – Duração de 04, 06 ou 12 meses
Boleto – 12x R$ 197,75 – Duração de 06 ou 12 meses


Não possui taxa de matrícula.

Ao se matricular, contará com uma garantia de 15 dias. Durante esse período, se sentir que a Unypós e o curso não são para você, basta solicitar o reembolso que devolveremos seu dinheiro imediatamente. Simples assim!

Emissão de certificado em 30 dias

Alunos

Depoimentos

Perguntas Frequentes

FAQ